Ontem foi um dia dedicado a se relacionar, estar entre as pessoas, ouvir bons profissionais discorrendo sobre temas instigantes. Um dia dedicado a eventos.
Primeiro fui à palestra do SEBRAE ouvir sobre Plano de Negócios, e como já não é novidade, todos os presentes, que eram empresários, não tinham um plano de negócio. O palestrante, também empresário, deu uma chacoalhada no pessoal. Como assim? Então vocês vão para a Bahia sem um mapa? Sem um plano de onde parar, se hospedar, ou quanto gastar? Uma analogia bem interessante, pois o que será de nós sem um “guia”, um direcionamento? De uma forma simples de se colocar, é isso que se trata um plano de negócios.
Depois da palestra bati um papo com ele, e fiquei encorajada a realizar uma ideia que martela na minha cabeça. Como ele diz: o não eu já tenho o que vale é perguntar. A mil por hora saio de lá e vou a outra palestra na ESPM em parceria com a FIESP: Marketing e Comunicação para pequenas e médias empresas: Mitos e Verdades, ministrada pelo professor Edson Crescitelli. Como estou na saga de desmistificar o marketing e quebrar resistências daqueles que acham que marketing é apenas picaretagem, sinônimo de mentiras e enganações, fui ouvir o que o professor tinha a dizer e é claro que adorei a forma como ele discorreu sobre as verdades e mentiras. Sabe o que é mais interessante desta parceria da FIESP com as Instituições de Ensino? As palestras servem de meio para informar dados interessantíssimos, por exemplo, eu não sabia que 52% da mão de obra estão nas mãos de micros e pequenas empresas e que 5 milhões e 100 mil micros empresas corresponde a 19% do PIB. É fantástico o incentivo à educação, cultura e informação da FIESP para com as empresa de pequeno e médio porte. O professor Edson colocou uma observação muito importante sobre as métricas dos resultados de vendas x veiculação de campanha. Na internet, por exemplo, é possível mensurar, o tempo do internauta, quantidade de cliques, agora publicar um anúncio em jornal e revista é diferente, não dá para você co-relacionar com o resultado de vendas que virá no próximo mês e concluir se teve efeito ou não, pois o produto é exposto e o consumidor poderá optar em consumir naquele mês ou não, tudo dependerá se coincide com o momento em que ele deseja consumir, e o efeito está no apelo e no posicionamento do seu produto na campanha.
Eu vi duas ações de mídia Indoor que me chamaram muita atenção uma foi da Lux para a linha de sabonete líquido Lux Gotas de Beleza. Parece que a empresa já tinha feito uma campanha similar na Renner e houve tanto sucesso que decidiriam repetir só que agora na C&A. A ação inclui a adesivação de mais de 1,3 mil provadores das lojas a distribuição de 1,4 milhões de amostras dos produtos nos caixas. Uma ação bem direta com seus consumidores, a mulher deve passar no mínimo uns 10 minutos no provador, olha o tempo de exposição do produto/marca. Outra ação bem interessante, foi a do Boticário dentro das academias de ginásticas de nove capitais do Nordeste. A empresa também se utilizou de mídia Indoor para promover a sua nova linha SPA. A linha Nativa SPA, foi criada baseada nos estados emocionais com elementos relativos as diferentes fases. A campanha está sendo veiculada em peças como boards e adesivos de espelho nos banheiros femininos, adesivos nas esteiras e balanças das áreas de musculação e sampling distribuídos por promotoras.
Com certeza o Boticário se atentou em realizar esta campanha em academias onde o maior número do público é o feminino. Mais uma vez, o mínimo que o Boticário ganha é uma exposição de 30 minutos. E que mulher que não gosta de sair “cheirosinha” da academia?
Agora uma ação de marketing institucional que foi de tirar o chapéu, foi o acordo/parceria que o Boticário fez com a Estação Ciência – USP, lançando o Espaço do Olfato, um local totalmente interativo que desvenderá um dos mais ricos e complexos sentidos do ser humano, o Olfato.
A proposta do Boticário nesta parceria é unir conhecimento com a vivência de novas sensações e emoções. Você aprende e ainda é impactado pela marca e o seu “cheirinho”. Detalhe o espaço com a exposição é permanente!!!
Por Marcia Pacini
Primeiro fui à palestra do SEBRAE ouvir sobre Plano de Negócios, e como já não é novidade, todos os presentes, que eram empresários, não tinham um plano de negócio. O palestrante, também empresário, deu uma chacoalhada no pessoal. Como assim? Então vocês vão para a Bahia sem um mapa? Sem um plano de onde parar, se hospedar, ou quanto gastar? Uma analogia bem interessante, pois o que será de nós sem um “guia”, um direcionamento? De uma forma simples de se colocar, é isso que se trata um plano de negócios.
Depois da palestra bati um papo com ele, e fiquei encorajada a realizar uma ideia que martela na minha cabeça. Como ele diz: o não eu já tenho o que vale é perguntar. A mil por hora saio de lá e vou a outra palestra na ESPM em parceria com a FIESP: Marketing e Comunicação para pequenas e médias empresas: Mitos e Verdades, ministrada pelo professor Edson Crescitelli. Como estou na saga de desmistificar o marketing e quebrar resistências daqueles que acham que marketing é apenas picaretagem, sinônimo de mentiras e enganações, fui ouvir o que o professor tinha a dizer e é claro que adorei a forma como ele discorreu sobre as verdades e mentiras. Sabe o que é mais interessante desta parceria da FIESP com as Instituições de Ensino? As palestras servem de meio para informar dados interessantíssimos, por exemplo, eu não sabia que 52% da mão de obra estão nas mãos de micros e pequenas empresas e que 5 milhões e 100 mil micros empresas corresponde a 19% do PIB. É fantástico o incentivo à educação, cultura e informação da FIESP para com as empresa de pequeno e médio porte. O professor Edson colocou uma observação muito importante sobre as métricas dos resultados de vendas x veiculação de campanha. Na internet, por exemplo, é possível mensurar, o tempo do internauta, quantidade de cliques, agora publicar um anúncio em jornal e revista é diferente, não dá para você co-relacionar com o resultado de vendas que virá no próximo mês e concluir se teve efeito ou não, pois o produto é exposto e o consumidor poderá optar em consumir naquele mês ou não, tudo dependerá se coincide com o momento em que ele deseja consumir, e o efeito está no apelo e no posicionamento do seu produto na campanha.
Eu vi duas ações de mídia Indoor que me chamaram muita atenção uma foi da Lux para a linha de sabonete líquido Lux Gotas de Beleza. Parece que a empresa já tinha feito uma campanha similar na Renner e houve tanto sucesso que decidiriam repetir só que agora na C&A. A ação inclui a adesivação de mais de 1,3 mil provadores das lojas a distribuição de 1,4 milhões de amostras dos produtos nos caixas. Uma ação bem direta com seus consumidores, a mulher deve passar no mínimo uns 10 minutos no provador, olha o tempo de exposição do produto/marca. Outra ação bem interessante, foi a do Boticário dentro das academias de ginásticas de nove capitais do Nordeste. A empresa também se utilizou de mídia Indoor para promover a sua nova linha SPA. A linha Nativa SPA, foi criada baseada nos estados emocionais com elementos relativos as diferentes fases. A campanha está sendo veiculada em peças como boards e adesivos de espelho nos banheiros femininos, adesivos nas esteiras e balanças das áreas de musculação e sampling distribuídos por promotoras.
Com certeza o Boticário se atentou em realizar esta campanha em academias onde o maior número do público é o feminino. Mais uma vez, o mínimo que o Boticário ganha é uma exposição de 30 minutos. E que mulher que não gosta de sair “cheirosinha” da academia?
Agora uma ação de marketing institucional que foi de tirar o chapéu, foi o acordo/parceria que o Boticário fez com a Estação Ciência – USP, lançando o Espaço do Olfato, um local totalmente interativo que desvenderá um dos mais ricos e complexos sentidos do ser humano, o Olfato.
A proposta do Boticário nesta parceria é unir conhecimento com a vivência de novas sensações e emoções. Você aprende e ainda é impactado pela marca e o seu “cheirinho”. Detalhe o espaço com a exposição é permanente!!!
Good Idea, of course.
Por Marcia Pacini
Um comentário:
Parabéns pela matéria !!! bjs
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