Para expor minha opinião sobre a palavra marketing, resolvi pegar a definição de grandes mestres da área.
Para Philip Kotler, mestre e papa do Marketing.
*Marketing é: "um processo social por meio do qual pessoas e grupos de pessoas obtêm aquilo de que necessitam e o que desejam com a criação, oferta e livre negociação de produtos e serviços de valor com os outros".
*Já Marketing (administração de) é o processo de planejar e executar a concepção, a determinação do preço (princing), a promoção e a distribuição de idéias, bens e serviços para criar trocas que satisfaçam metas individuais e organizacionais.
*Em uma definição gerencial, o marketing é freqüentemente descrito como "a arte de vender" Mas as pessoas se surpreendem quando ouvem que o mais importante em marketing não é vender! Vender é apenas a ponta do iceberg do marketing.
*Peter Drucker, um dos maiores teóricos da administração, expõe essa questão da seguinte maneira: "Presume-se que sempre haverá necessidade de algum esforço de vendas, mas o objetivo do marketing é tornar a venda supérflua. A meta é conhecer e compreender tão bem o cliente que o produto ou serviço se adapte a ele e se venda por si só. O ideal é que o marketing deixe o cliente pronto para comprar. A partir daí, basta tornar o produto ou o serviço disponível". *Para Theodore Levitt, "marketing é uma técnica de vender produtos e serviços criando relacionamento duradouros".
No contexto, os grandes e renomados autores definem muito bem, cada qual com a sua visão, a função do marketing, mas, particularmente em especial, a definição de Theodore Levitt me chama a atenção devido a duas palavras: relacionamento duradouro, que me remete ao marketing de relacionamento, um marketing dirigido.
Levando em consideração que estamos na Era do Cliente e sendo ele que paga os nossos salários, devendo assim tratá-lo como Rei, chego a conclusão que qualquer ação estratégica direcionada ao público alvo, deverá ter o objetivo de estreitar esse relacionamento, conhecendo-os em todos os seus aspectos como, consumo, hábitos e saber o que esse cliente representa para a empresa.
É necessário identificar os diferentes perfis e agrupá-los conforme as características semelhantes que há entre eles.
Lembra da velha caderneta? Antigamente o "dono do negócio" sabia exatamente os hábitos de consumo do seu cliente e os tratava pelo nome e desta forma, conseguia manter um relacionamento bem próximo.
Isso não parece tão difícil e ultrapassado, pois temos hoje uma versão atual e tecnológica da caderneta, a ferramenta CRM (Customer Relationship Management), que quando bem utilizada, cruza dados importantes para o conhecimento mais completo de seu cliente.
A palavra duradoura, esta sim é um diferencial, pois manter o cliente é muito mais difícil do que conquistá-lo, muitos esquecem da importância da continuidade, pois para manter essa conquista é necessário ter ações constantes, oferecendo vantagens aos grupos divididos por perfil, além disso, é preciso também mensurar, ou seja, identificar o retorno dessas ações.
O cliente percebe claramente quando é tratado como único, ou como apenas mais um, portanto, pense bem nas palavras relacionamento duradouro.
Marcia Pacini
Para Philip Kotler, mestre e papa do Marketing.
*Marketing é: "um processo social por meio do qual pessoas e grupos de pessoas obtêm aquilo de que necessitam e o que desejam com a criação, oferta e livre negociação de produtos e serviços de valor com os outros".
*Já Marketing (administração de) é o processo de planejar e executar a concepção, a determinação do preço (princing), a promoção e a distribuição de idéias, bens e serviços para criar trocas que satisfaçam metas individuais e organizacionais.
*Em uma definição gerencial, o marketing é freqüentemente descrito como "a arte de vender" Mas as pessoas se surpreendem quando ouvem que o mais importante em marketing não é vender! Vender é apenas a ponta do iceberg do marketing.
*Peter Drucker, um dos maiores teóricos da administração, expõe essa questão da seguinte maneira: "Presume-se que sempre haverá necessidade de algum esforço de vendas, mas o objetivo do marketing é tornar a venda supérflua. A meta é conhecer e compreender tão bem o cliente que o produto ou serviço se adapte a ele e se venda por si só. O ideal é que o marketing deixe o cliente pronto para comprar. A partir daí, basta tornar o produto ou o serviço disponível". *Para Theodore Levitt, "marketing é uma técnica de vender produtos e serviços criando relacionamento duradouros".
No contexto, os grandes e renomados autores definem muito bem, cada qual com a sua visão, a função do marketing, mas, particularmente em especial, a definição de Theodore Levitt me chama a atenção devido a duas palavras: relacionamento duradouro, que me remete ao marketing de relacionamento, um marketing dirigido.
Levando em consideração que estamos na Era do Cliente e sendo ele que paga os nossos salários, devendo assim tratá-lo como Rei, chego a conclusão que qualquer ação estratégica direcionada ao público alvo, deverá ter o objetivo de estreitar esse relacionamento, conhecendo-os em todos os seus aspectos como, consumo, hábitos e saber o que esse cliente representa para a empresa.
É necessário identificar os diferentes perfis e agrupá-los conforme as características semelhantes que há entre eles.
Lembra da velha caderneta? Antigamente o "dono do negócio" sabia exatamente os hábitos de consumo do seu cliente e os tratava pelo nome e desta forma, conseguia manter um relacionamento bem próximo.
Isso não parece tão difícil e ultrapassado, pois temos hoje uma versão atual e tecnológica da caderneta, a ferramenta CRM (Customer Relationship Management), que quando bem utilizada, cruza dados importantes para o conhecimento mais completo de seu cliente.
A palavra duradoura, esta sim é um diferencial, pois manter o cliente é muito mais difícil do que conquistá-lo, muitos esquecem da importância da continuidade, pois para manter essa conquista é necessário ter ações constantes, oferecendo vantagens aos grupos divididos por perfil, além disso, é preciso também mensurar, ou seja, identificar o retorno dessas ações.
O cliente percebe claramente quando é tratado como único, ou como apenas mais um, portanto, pense bem nas palavras relacionamento duradouro.
Marcia Pacini
*Fonte: Kotler, Philip - Administração de Marketing - 10ª edição
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