sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Antiga??? Imagina!!!

Ontem fui almoçar com uma grande amiga minha no Centro de São Paulo, em frente ao Largo São Francisco. Logo na entrada, fui recepcionada por um maitre com Keep, isto mesmo, com um chapéu!! Retornei ao passado, aliás, um passado que não fez parte da minha, vida, pois eu nem era nascida!!! Um total Túnel do Tempo!! Almocei em um restaurante chamado Itamarati que completou 62 anos em 2002. Veja a placa que os alunos da USP - Direito fizeram em homenagem ao restaurante. E não para por aí. Encontrei um quadro pendurado na parede que provavelmente se trata de uma propaganda da década de 40. É uma relíquia encontrar um anúncio com a chamada SORVEX KIBON.
O Brasil acolheu a empresa Kibon em 1941 na cidade do Rio de Janeiro, fundada por John Kent Lutey, que trabalhava para a fábrica de sorvetes na China, com o nome de U.S. Harkson do Brasil. Antigas instalações alugadas da falida fábrica de sorvetes Gato Preto, aos pés do Morro da Mangueira, foram reformadas para abrigar as atividades da empresa, que colocou os primeiros 50 carrinhos de sorvete, já nas cores amarela e azul, nas ruas da “Cidada Maravilhosa” no ano de 1942.
Mesmo num período de guerras, as dificuldades foram superadas e a empresa adotou uma denominação “fantasia” para identificar seus produtos - Sorvex Kibon. A palavra SORVEX foi adicionada como forma de impressionar o consumidor, dando um ar futurista à sobremesa.
É mole? Aposto que são poucos que lembram!!! Resolvi postar as fotos que tirei ontem no restaurante e um vídeo bem antigo que encontrei no Youtube.
Marcia Pacini

Nenhum comentário: