quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Como transformar clientes em fãs

Na era do relacionamento e das redes socias, não falamos somente em fidelização e lealdade, mas principalmente, em como transformar nossos clientes em fãs. E como diz os autores do livro BUZZMARKETING Ben McConnel e Jackie Huba: CRIAR CLIENTES EVANGELISTAS. Nunca se falou tanto em marketing boca a boca, como tratar o cliente como único e como fazer com que ele seja um formador de opinião à respeito de seu produto ou serviço. É uma tremenda volta aos tempos antigos, onde o comerciante usava a caderneta e sabia exatamente o que cada cliente consumia (comportamento de compra) e o tratava como um grande amigo, sabendo detalhes sobre sua vida. É um retrocesso. As empresas precisam ficar atentas e destinar suas verbas publicitárias muito mais a programas de marketing de relacionamento e ao canal internet, do que somente a publicidade em massa.
Veja o trecho de uma matéria que li no site Administradores, achei bem interessante:
“Meu negócio não é ter clientes. É ter fãs!”, confidenciou Ivan Naves, jovem empreendedor paulista, fundador da Auto-Estima oficina mecânica no bairro das Perdizes.
Gostamos de acreditar que temos foco no cliente. Não temos! Alguns dos nossos colaboradores até têm. Principalmente se são da equipe de vendas ou da área de marketing. Mas a grande maioria das pessoas dentro das empresas continua com o foco no produto, na tecnologia, no processo, na norma interna e no sistema. Aí reside a oportunidade para os Gestores de RH das empresas: ajudar a criar uma cultura em que TODOS estejam mais voltados para o cliente e não apenas a turma da área de marketing, vendas, comercial.
Mudar a forma de pensar da empresa criando uma Cultura de Clientividade, onde TODOS estão voltados para o cliente, esse o enigma dos vencedores. Essa a oportunidade estratégica do Gestor de RH.
As empresas que transformam clientes em fãs e apóstolos oferecem soluções integradas a seus clientes, em vez de apenas produtos de qualidade com preço competitivo. Oferecem solucionamento, em vez de apenas atendimento e relacionamento.
As empresas que vão além do encantamento são aquelas que percebem que a verdadeira revolução invisível provocada pela mudança na postura dos clientes os coloca defronte – não de um problema - mas de uma grande oportunidade de reinventar essa relação..." Texto de César Souza do portal Administradores

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