Quem teve a oportunidade de ver esta campanha publicada no Jornal Folha de São Paulo no dia 10/10/2009? Bom para quem não viu vou fazer um breve relato e uma consideração. Primeiro o lado artístico uma foto enorme, em destaque, do supervisor de vendas: Paulo Cesar do Carmo, 11 anos de AmBev (esta informação estava bem pequena próximo a cabeça do vendedor com uma flechinha apontando para ele). Sorridente ele segurava uma garrafa da cerveja Brahma. Ademais, havia várias imagens em forma de caricatauras: Pessoas trabalhando e uma equipe abraçada, felizes. Agora o que me chamou bastante a atenção foi o crachá, que também estava em forma de caricatura, só que a foto não era a do Paulo Cesar e ao lado do no nome e função era um rabisco. Este crachá estava bem atrás do Paulo e dava a entender que pertencia a ele, porque não colocar então a foto dele caricaturada o seu nome e função? Bem melhor do que essas informações na cabeça dele com uma flechinha apontado!!!! Tirando o mercado de serviços que geralmente já usufrui desta estratégia, eu venho notando como as indútrias de bem de consumo vem enaltecendo não só os seus produtos, mas bem como, a sua gente e o seus donos. Realmente estamos na Era das Pessoas e duas empresas, que eu me recordo que iniciaram com esta estratégia, foi as Casas Bahia e a Ultrafarma.
Marcia Pacini
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