segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Senac realiza Design Essencial 2009



O Senac realiza a quarta edição do evento Design Essencial, com foco no tema A Democratização do Design. A escolha do tema baseia-se nas transformações sociais do século 21, que estimulam a criatividade individual e diversificam o design contemporâneo.
O encontro debate a importância da democratização do design, apresentando projetos que incluem todas as classes e setores da sociedade, sem deixar de lado as questões ecológicas, o bom uso da matéria-prima e a melhoria da qualidade de vida.
O evento é realizado em 19 unidades do Senac na forma de exposições, workshops, palestras, encontros e debates sobre o tema. É dirigido a arquitetos, decoradores, designers, designers de produto, empresários da área, estudantes e demais interessados no assunto.

Evento Gratuito
SENAC Santa Cecília
Data: 21/10/2009
Horário: das 14h as 19h30
Para inscrição e visualizar a programação do evento, acesse o link: http://migre.me/698X

Senac lança curso Perfumes: Comportamento e Estilo



Por meio da palestra Perfume e Moda, o Senac São Paulo faz dia 14/9/2009 o lançamento oficial do curso inédito Perfumes: Comportamento e Estilo, dirigido a profissionais das áreas de cosmética, perfumaria, moda e beleza.
A apresentação acontece no Senac Lapa Faustolo e é ministrada pela docente Sonia Corazza. Ela comenta a importância dos cheiros ao longo da história da humanidade e também seu papel no mundo da moda, além de abordar as possibilidades para desenvolver um estilo pessoal, o chamado marketing olfativo.

O Relatório Multi V de Hábitos e Atitudes 2004 (Abihpec e TS Interscience) confirma o mercado favorável, pois aponta que o perfume é comprado, em média, a cada dois meses e usado nove vezes por semana. Ou seja, o consumidor brasileiro é atraído pelo olfato e não hesita em investir em perfumes.
Palestra Gratuita
Local: Senac Lapa Faustolo
Horário: das 20 as 21h
Inscrição: Via on line, basta levar 1 kilo de alimento não-perecível

FIESP e Belas Artes promovem palestra gratuita


A Federação das Indústrias do Estado de São Paulo - FIESP e o Centro Universitário Belas Artes promovem a palestra: ADAPTAÇÃO E ATUALIZAÇÃO DA ARQUITETURA INDUSTRIAL
Data: 09 de setembro de 2009
Horário: das 19h as 22h
Local: Belas Artes - Rua. Dr. Alvaro Alvim, 76 Vila Mariana
Inscrição: Gratuita
Conteúdo Programático:
- Quando e como fazer reformas
- Layout e circulação
- Sustentabilidade e meio ambiente
- Produção mais limpa
Para se inscrever gratuitamente, acesso o link: http://www.fiesp.org.br/Dempiser.nsf/FSCMD?OpenForm&cod=1485&endcod

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Aula Aberta na ESPM dia 03/09 - Revolução Digital

Hoje irá acontecer as 19h30 a palestra Revolução Digital e Impactos nos Meios de Comunicação e devido a grande procura, a ESPM - Escola Superior de Propaganda e Marketing irá repetir a mesma palestra no dia 03/09 (quinta-feira). Não perca a chance, se inscreva já. Este evento é gratuito.
Tema: ”Revolução Digital e Impactos nos Meios de Comunicação"
Palestrante: Pedro Waengertner - Executivo na Área de Mercado de Alta Tecnologia e Professor dos Cursos de Pós-graduação da ESPM
Data: 03 de setembro
Horário: 19h30
Inscrições pelo e-mail: candidato@espm.br

sábado, 22 de agosto de 2009

Contém 1g, contém mais gramas?


Ao completar 10 anos, o Shopping Anália Franco, trouxe uma novidade aos seus consumidores, a expansão. Há uns 10 dias atrás, o shopping inaugurou o seu novo piso, Lírio. O novo piso conta com 76 lojas de variadas marcas consideradas "luxuosas", grifes do seu irmão Morumbi e Iguatemi. Até saiu no jornal que o coquetel de inauguração foi concorrídissimo, lotou.
Hoje, lendo meu jornal matinal, me deparei com um artigo na sessão Crítica de Loja, no caderno Vitrine, com a seguinte chamada: A maquiagem Teen que virou mulher. A nova loja-conceito usa vendedoras-maquiadoras na "empurroterapia".
Adivinha de que marca estamos falando? Já imaginou? Pense mais um pouco..hummmm maquiagem Teen...Claro, ela mesmo, Contém 1g. Primeiro que eu nem imaginava a Contém 1g no piso Lírio, no piso das marcas "luxuosas".
Agora o mais interessante foi a forma como a jornalista, com muita educação e criatividade, contou sua experiência ao entrar na loja. A primeira vista diz ela que pareceu legal a ideia de ser maquiada num local aconchegante, ouvindo um som bacana, até aí OK, "loja luxo serve para isso: apresentar a marca na prática". Só que depois de inúmeros produtos serem apresentados, testados, a jornalista se cansou da "ajuda" estar disfarçada em "convecimento".
Estava nítido que as vendedoras estavam empurrando vários produtos, a jornalista chegou a conclusão que em nenhuma hipótese, ela teria condições de seguir tal ritual diário, já que se contava com mais de 10 produtos envolvidos para uma "simples" sessão de maquiagem.
Geralmente em casa usamos, base, corretivo, pó, blush, máscara para os olhos, lápis e sombra. E olha que o meu noivo, quando me viu me maqueando, já achou um "mega" ritual. Vou levar ele na Contém 1g.
Agora para finalizar segue as palavras da própria jornalista: "Levo o batom com "pó de perólas" só para a moça não chorar . Por pouco mais (R$) se compra um da MAC, que, entre outras vantagens, contém mais gramas."
Por Marcia Pacini
Fonte: Folha de São Paulo

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Programa de Atividade na ESPM dia 26/08



Aproveite para se inscrever no programa de atividade: Corpo, Comunicação e Consumo com Dra. Josimey Costa (UFRN), que acontecerá no auditório Castelo Branco da Escola Superior de Propaganda e Marketing das 17h30 às 20h.
O objetivo desta aula será o de discutir a multidimensionalidade da cultura, da comunicação e do consumo como fenômenos contemporâneos, tendo em vista o corpo do sujeito e suas relações na sociedade midiática e estimular o debate sobre as práticas sociais resultantes da comunicação midiática na sociedade do consumo simbólico e suscitar posicionamentos críticos diante das questões debatidas.
Tópicos que serão abordados:
1. Comunicação e vinculação
2. O corpo como mídia
3. A cultura midiática
4. Consumo e pensamento
5. Corpos de consumição e de consumação
Este evento é gratuito. Inscrições pelo e-mail: centralinfo@espm.br

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Palestra: Comunicação e o Marketing

Ontem foi um dia dedicado a se relacionar, estar entre as pessoas, ouvir bons profissionais discorrendo sobre temas instigantes. Um dia dedicado a eventos.
Primeiro fui à palestra do SEBRAE ouvir sobre Plano de Negócios, e como já não é novidade, todos os presentes, que eram empresários, não tinham um plano de negócio. O palestrante, também empresário, deu uma chacoalhada no pessoal. Como assim? Então vocês vão para a Bahia sem um mapa? Sem um plano de onde parar, se hospedar, ou quanto gastar? Uma analogia bem interessante, pois o que será de nós sem um “guia”, um direcionamento? De uma forma simples de se colocar, é isso que se trata um plano de negócios.
Depois da palestra bati um papo com ele, e fiquei encorajada a realizar uma ideia que martela na minha cabeça. Como ele diz: o não eu já tenho o que vale é perguntar.
A mil por hora saio de lá e vou a outra palestra na ESPM em parceria com a FIESP: Marketing e Comunicação para pequenas e médias empresas: Mitos e Verdades, ministrada pelo professor Edson Crescitelli. Como estou na saga de desmistificar o marketing e quebrar resistências daqueles que acham que marketing é apenas picaretagem, sinônimo de mentiras e enganações, fui ouvir o que o professor tinha a dizer e é claro que adorei a forma como ele discorreu sobre as verdades e mentiras. Sabe o que é mais interessante desta parceria da FIESP com as Instituições de Ensino? As palestras servem de meio para informar dados interessantíssimos, por exemplo, eu não sabia que 52% da mão de obra estão nas mãos de micros e pequenas empresas e que 5 milhões e 100 mil micros empresas corresponde a 19% do PIB. É fantástico o incentivo à educação, cultura e informação da FIESP para com as empresa de pequeno e médio porte.
O professor Edson colocou uma observação muito importante sobre as métricas dos resultados de vendas x veiculação de campanha. Na internet, por exemplo, é possível mensurar, o tempo do internauta, quantidade de cliques, agora publicar um anúncio em jornal e revista é diferente, não dá para você co-relacionar com o resultado de vendas que virá no próximo mês e concluir se teve efeito ou não, pois o produto é exposto e o consumidor poderá optar em consumir naquele mês ou não, tudo dependerá se coincide com o momento em que ele deseja consumir, e o efeito está no apelo e no posicionamento do seu produto na campanha.
Eu vi duas ações de mídia Indoor que me chamaram muita atenção uma foi da Lux para a linha de sabonete líquido Lux Gotas de Beleza. Parece que a empresa já tinha feito uma campanha similar na Renner e houve tanto sucesso que decidiriam repetir só que agora na C&A. A ação inclui a adesivação de mais de 1,3 mil provadores das lojas a distribuição de 1,4 milhões de amostras dos produtos nos caixas. Uma ação bem direta com seus consumidores, a mulher deve passar no mínimo uns 10 minutos no provador, olha o tempo de exposição do produto/marca.
Outra ação bem interessante, foi a do Boticário dentro das academias de ginásticas de nove capitais do Nordeste. A empresa também se utilizou de mídia Indoor para promover a sua nova linha SPA. A linha Nativa SPA, foi criada baseada nos estados emocionais com elementos relativos as diferentes fases. A campanha está sendo veiculada em peças como boards e adesivos de espelho nos banheiros femininos, adesivos nas esteiras e balanças das áreas de musculação e sampling distribuídos por promotoras.
Com certeza o Boticário se atentou em realizar esta campanha em academias onde o maior número do público é o feminino. Mais uma vez, o mínimo que o Boticário ganha é uma exposição de 30 minutos. E que mulher que não gosta de sair “cheirosinha” da academia?

Agora uma ação de marketing institucional que foi de tirar o chapéu, foi o acordo/parceria que o Boticário fez com a Estação Ciência – USP, lançando o Espaço do Olfato, um local totalmente interativo que desvenderá um dos mais ricos e complexos sentidos do ser humano, o Olfato.
A proposta do Boticário nesta parceria é unir conhecimento com a vivência de novas sensações e emoções. Você aprende e ainda é impactado pela marca e o seu “cheirinho”. Detalhe o espaço com a exposição é permanente!!!
Good Idea, of course.

Por Marcia Pacini